Join Photoblog!
pixel
« 
pixel
«  
  »
pixel
S M T W T F S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
 »
pixel

"Exercício prático sobre luz e cor (com planos de visão/angulações.)"

2010.01.28
pixel
Paisagem; plano geral com luz baixa.
Cores quentes.
Regra dos terços.
Porto.
pixel
Paisagem; plano de conjunto, contra luz.
Cores quente.
Regra dos terços.
Torreira.
pixel
Olhar frontal; 1º plano, luz lateral.
Cores frias.
Regra dos terços.
Figueira da foz.
pixel
Olhar convergente para a esquerda.
Plano americano.
Angulação alta.
Luz frontal.
Cores frias.
Regra dos terços.
Estarreja.
pixel
Olhar convergente para a esquerda.
Plano médio-largo.
Angulação baixa.
Luz alta.
Cores quentes.
Regra dos terços.
Estarreja.
pixel
2 Comments
borogovoi ok !
borogovoi · 2010-01-28: 17:11
gloria ribeiro Olá Betsy
É com muito gosto que tenho a oportunidade de comentar as tuas fotos, pois verifico que te tens aplicado bastante.
Vou primeiramente falar do exercício prático sobre luz e cor com planos de visão e angulações. Na fotografia de paisagem com plano geral e luz baixa, destacaste dois terços para a parte dos edifícios e o rio e um terço para o céu apesar de, pessoalmente, considerar que a linha do topo da maioria dos edifícios deveria coincidir com o enquadramento horizontal da linha superior. É uma bonita fotografia nocturna da cidade do Porto, agradando-me o aspecto de espelho que conseguiste captar.
Na fotografia de paisagem, plano de conjunto a contra luz verifico que cumpriste a regra dos três terços ao colocares o personagem adulto num ponto de força visual (o ponto D). No entanto, e pessoalmente, penso que deverias ter coincidido a linha do horizonte com o enquadramento horizontal (linha horizontal inferior). Vi que tiveste a preocupação de endireitares a linha do horizonte. Do meu ponto de vista, tendo em conta que o sol é um ponto de grande enfoque, poderias teres-te colocado um pouco mais para a direita e rodado o teu corpo também um pouco para a direita, de modo a fazeres coincidir este pôr – de – sol lindíssimo com o ponto de força A ou com o enquadramento vertical. Conseguiste umas lindas cores quentes. É uma fotografia muito bonita.
Relativamente à foto de olhar frontal, feita em primeiro plano com luz lateral, considero que foram cumpridos todos os requisitos, quer no que concerne ao enquadramento, quer no que diz respeito à colocação da luz e das cores que utilizaste, a cor fria verde, quer na camisola do personagem, quer nos objectos que estão por detrás dele.
Na foto do personagem com olhar convergente para a esquerda, angulação alta, plano americano e luz frontal, considero que, apesar de teres colocado o personagem do lado contrário àquele para onde está a olhar e teres deixado mais espaço para onde está a olhar criando aí mais “ar” e menos espaço nas suas costas, poderias ter coincidido o olho direito do personagem com o ponto de força A da regra dos terços. No plano americano deverias ter apanhado um pouco mais abaixo da linha dos joelhos. A luz frontal e as cores frias foram bem conseguidas.
Na foto do manequim com olhar para a esquerda, considero que cumpriste com a regra dos três terços, ao fazeres coincidir o olho direito do manequim com o ponto de força visual A e ao dares mais espaço para o lado para onde está direccionado o olhar e menos para trás dela, reduzindo este espaço ao mínimo. A angulação baixa e a luz alta foram bem conseguidas. Verifico no entanto, que não cumpriste com o esperado num plano «médio – largo», já que não fizeste um plano aproximado do tronco – «corte» pela cintura.
Parabéns pelo teu trabalho
Glória Ribeiro
gloria ribeiro · 2010-02-10: 19:31
Bold Text
Italic Text
UnderLine Text
URL Link
pixel

Name
URL
pixel


Views: 1578
pixel
« 
pixel
 »
pixel